Pular para o conteúdo principal

Repercurssão na imprensa de MS,BVMS é destaque veja agora


As gravações do filme começaram na tarde de quarta-feira, em uma casa na região central da cidade. O local que fica próximo a Padaria Central, servirá como ponto de partida para o filme e tem morador que já teve o privilégio de, apenas, cumprimentar o galã global.
A pensionista Neilza Moraes, 55 anos, mora em frente à casa e conta que os vizinhos foram os sortudos da região. “O pessoal estava tomando tereré quando ele desceu do carro e entrou na casa. Ele deu tchau para todo mundo, com as duas mãos”, descreve dona Neilza.
Capinando o mato que crescia na rua, ela afirma que a casa onde eles irão gravar é de madeira e bem comum. “É do João a casa, ele morou uns anos em São Paulo e voltou há pouco tempo. Ele até estava reformando o imóvel, mas alugou para o pessoal do filme”, explica.
Nos grupos de whatsapp, o assunto é o Cauã, segundo dona Neilza. “Todo mundo que consegue tirar foto com ele envia para o grupo.Tem muita gente com foto, as pessoas dizem que ele é simpático, anda sozinho na rua”, ressalta.
Cauã começou a gravar ontem.  (Reprodução Facebook)Cauã começou a gravar ontem. (Reprodução Facebook)
Na trilha das locações, também soubemos que uma borracharia será o cenário para as atividades da gangue de motociclistas, a qual Cauã faz parte. Ao conversar com o proprietário, Ademir Romero, ele desconversou, mas fez charme.
“Até o Luan Santana veio aqui quando começou a carreira, no primeiro show que fez aqui em Bela Vista. Sentou no balanço que tem no quintal”, afirma.
Há 10 anos com a borracharia no mesmo ponto, Ademir nasceu em Bela Vista, “cresci na beira da rua”, e diz ficar feliz com a cidade em evidência. “Já gravaram outros filmes aqui, mas foram em outros lugares. Não sei se vai ser aqui a gravação, mas tomara né”, afirma.
Na Prefeitura de Bela Vista, o clima de agitação é o mesmo de toda a cidade. O prefeito Renato de Souza Rosa, ressalta que até a sua mulher está no elenco do filme. “Ela vai fazer uma pontinha. Eu fui lá no Cine São José, onde está a organização, conversei com a produção, eles são muito profissionais, o diretor Felipe Bragança vem há muitos anos em Bela Vista, para conhecer o ambiente, é encantado pelo livro que está dando origem ao filme”, explica o prefeito.
De acordo com informações da assessoria de gabinete da prefeitura, a gestão tem apoiado a equipe na localização dos pontos para as cenas, apesar do diretor já ter visitado muito o município e conhecer os locais. A ponte, provavelmente, será fechada em algumas horas do dia para as gravações.
Já Cauã visitou a Aldeia Indígena Pirakua na tarde de terça e ontem até conversou com a gente, mas pediu para não gravar entrevista ou fazer fotos. "Hoje estamos muito nervosos, vai ser o primeiro dia de gravação", justificou ao aparecer na academia da cidade para mais uma manhã de malhação. 
Oficina será uma das locações do filme. (Foto: Marcelo Calazans)Oficina será uma das locações do filme. (Foto: Marcelo Calazans)
As fãs que foram na academia e ficaram lá na porta esperando o galã conseguiram algumas fotos com ele.
"Ele é lindo, maravilhoso, muito simpático, mas no final avisou que era para a mulherada parar porque ele precisava trabalhar", afirma a funcionária de um supermercado da região, Cláudia Potestino, 47 anos. Cláudia foi a autora da maioria das fotos em que Cauã aparece cercado de fãs.
Já a auxiliar de escritório Camila Medina, 27 anos, tem duas fotos com o galã de dois dias diferentes. Ela afirma que no primeiro dia, segunda-feira, não havia muitos fãs, mas que ontem foi um recorde, a ponto de Cauã se incomodar.
"Começaram a puxar, agarrar, apertar ele. O Cauã não gostou e pediu que parassem. As mulheres perderam um pouco a noção, ele ficou bem chateado, apesar de continuar sorrindo. Dava para notar uma diferença dos dois dias", diz Camila.
Agora, o rumor é que devido ao assédio, o ator estaria pensando em alugar uma casa na região e sair do hotel em que está hospedado.
Outra história que circula na cidade é que o próximo a desembarcar em Bela Vista é o cantor Ney Matogrosso, que deve participar do filme. As informações ainda não foram confirmadas pela produção.
Naiane Mesquita, de Bela Vista  www.campograndenews.com.br
 Tem mais, veja.

Comércio na fronteira tem queda de 50% nas vendas e crise afeta cidade





Ruas antes movimentadas, agora recebem metade dos turistas. (Foto: Marcelo Calazans)Ruas antes movimentadas, agora recebem metade dos turistas. (Foto: Marcelo Calazans)
Na fronteira com o Paraguai, onde o comércio é menos glamouroso que na vizinha Ponta Porã, os comerciantes tem sofrido com a queda no consumo e consequentemente, nas vendas. Em Bela Vista - distante 322 quilômetros da Capital, algumas lojas fecharam, outras reduziram drasticamente o faturamento, mas o fato é que nada mais é como era antes.
A dificuldade pela qual passam os comerciantes, não é um problema só do Brasil, do lado de lá da ponte a realidade é ainda pior. Lojistas paraguaios estimam que as vendas caíram pelo menos 50%, devido a crise brasileira, a alta do dólar e a retração no consumo das pessoas nos últimos meses.
"Hoje, eu vendi apenas R$ 40 e já é meio dia. Se antes tinha fila para entrar, hoje tudo mudou", conta a comerciante Maria de Lourdes Gonzalez, que viu o movimento de sua loja cair em 90% nos últimos anos. "Tem produto meu que não saiu da loja mais. Antigamente eu também comprava produtos do Paraná. Mas hoje não compro mais. Vou para Assunção buscar os produtos", diz.
Na cidade de Bela Vista Norte/Paraguai, o comércio sempre foi pequeno, mas suficiente para movimentar toda a economia da região. Filho de Maria, Pedro Rafael Gonzalez Cavallero, 29, ajuda a mãe Maria de Lourdes, em sua loja, que "vende de tudo" e conta que tudo está parado, mas acredita que é consequência da crise no Brasil. Lá, o dólar custa R$ 3,25 atualmente.
"As vendas tem caído muito, mais de 50%, só nos fins de semana e feriado que as vezes melhora, mas não é sempre", conta Pedro. O comércio estagnado reflete não só a realidade de famílias que precisam se adaptar a novas situações, mas também a queda no número de turistas que vão à cidade e a redução na arrecadação municipal.
Maria de Lourdes viu as vendas despencarem nos últimos anos. (Foto: Marcelo Calazans)Maria de Lourdes viu as vendas despencarem nos últimos anos. (Foto: Marcelo Calazans)
Em Bela Vista Brasil, comércio também sente a redução no consumo. (Foto: Marcelo Calazans)Em Bela Vista Brasil, comércio também sente a redução no consumo. (Foto: Marcelo Calazans)
Do lado de cá - Em economia, uma coisa sempre leva a outra, como uma reação em cadeia. Se menos turistas vão à Bela Vista, menos dinheiro é injetado no comércio e isso diminui o poder de compra das famílias. Do lado brasileiro, o movimento também caiu pela metade na loja de roupas da micro-empresária Paola Brandão Garcia, 21.
Ela conta que em dois anos viu seu comércio ruir e a família inteira se preocupar. "Aqui o movimento tem sido bem fraco, antes era melhor, de uns 2 anos atras que começou a cair, até chegar a esse ponto. Toda a minha família tem loja, minha tia tinha mas acabou fechando e minha avó também tem. Todos tem sentido a crise".
No supermercado não é diferente. Jandira Sena Rojas, 46, trabalha com comércio há 30 anos e diz que que tem se adaptado a nova realidade. "As pessoas estão comprando menos mesmo. Acho que diminuiu uns 50% nas vendas. Não tem jeito, caiu muito", diz.
Prefeito reclama da queda na arrecadação nos últimos anos. (Foto: Marcelo Calazans)Prefeito reclama da queda na arrecadação nos últimos anos. (Foto: Marcelo Calazans)
Arrecadação - O prefeito Renato de Sousa Rosa (PSB) define a situação do seu município hoje, como "horrorosa". Segundo ele, o baixo movimento no comércio já influencia na arrecadação da cidade, sem contar a queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que atinge quase todo o estado.
"Hoje nós estamos com o salário atrasado, não pagamos prefeito, vice-prefeito e mesmo assim mal conseguimos pagar a folha. A opção que tenho muito na minha cabeça é fazer cortes ou atrasar o salário. Optei por atrasar o salário", explica.
Para ele, uma das poutas esperanças é a tradicional exposição agropecuária, a Expobel. Este ano, a festa começa no dia 17 de julho e segue até 26 de junho, com shows, comidas típicas, provas de laço, entre outras apresentações. "Temos a Expobel que o fluxo é grande de turista", afirma Renato.
Direto de BVMS reporteres www.campograndenews.com.br  
Priscilla Peres e Naiane Mesquita, de Bela Vista

Postagens mais visitadas deste blog

FAMILIA É ESFAQUEADA NA CAPITAL E AUTOR SAO DE BVMS

A polícia procura o suspeito de esfaquear três pessoas da mesma família, entre elas uma criança de 11 anos que teve a orelha decepada, na noite desta quinta-feira (19) em Campo Grande. As vítimas, pai, mãe e filho, foram socorridos para a Santa Casa de Campo Grande com ferimentos graves. De acordo com a delegada Franciele Candotti Santana, plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, o autor do crime trabalhava para a vítima e teria ido a residência da família pedir dinheiro, mas uma discussão teria começado entre ele e o patrão. Durante a briga, o homem - de nacionalidade paraguaia - sacou uma faca e esfaqueou o patrão, a esposa dele e o filho de 11 anos, antes de fugir do local. O homem sofreu um corte profundo no pescoço, foi socorrido em estado grave e levado para a Santa Casa. Segundo a delegada, a vítima perdeu cerca de 70% de sangue do corpo, passou por cirurgia e está sedado. A criança teve a orelha decepada e também foi internada. Os ferimentos…

Fórum abre inscrições para processo seletivo de estágio em BVMS

O fórum aqui de Bela Vista abriu inscrições para o processo seletivo de estágio para acadêmicos de Direito. O exercício do estágio terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O estagiário cumprirá cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, e receberá bolsa-auxílio mensal e auxílio-transporte, em valor estabelecido pela Administração do Tribunal de Justiça. Os interessados podem fazer a inscrição na Secretaria da Comarca até as 19h do dia 27 de julho. Segundo divulgado pela Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, podem participar alunos regularmente matriculados, do 1º ao 7º semestre, em instituições públicas e particulares. A prova será realizada no dia 30 de julho, às 8h, no plenário do Tribunal do Júri, localizado na rua Barão do Ladário, 1595, no centro de BVMS. A prova será composta por 10 questões de conhecimento específico de Direito, 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação. O candidato terá duração de 3h30 minutos. O gabarito será divulgado 24h…

CLASSIFICADA NA ASSOMASUL SELEÇÃO DE BVMS

Jogo em Itaquiraí. (Foto: Divulgação) A 15ª Copa Assomasul de futebol fechou a última rodada válida pela 3ª fase, com as 10 equipes classificadas para a fase seguinte da competição. No confronto do fim de semana, mais quatro equipes se classificaram, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Bela Vista, no confronto normal, e Itaquiraí pelo melhor índice técnico. Com o resultado, as 10 equipes que irão se confrontar na 4ª fase do maior campeonato de futebol amador do Centro Oeste do País são Sete Quedas, Dois Irmãos do Buriti, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Antônio João, Campo Grande, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo, Bela Vista e Itaquiraí. A tabela dos próximos confrontos e as cidades-sede para a 4ª fase do campeonato serão definidos na próxima quinta-feira (19) durante Arbitral que ocorrerá às 14 horas no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) com a participação dos dirigentes dos 10 municípios classificados, coordenadores e a equipe de…

PARABENS 110 ANOS DE BVMS

O PROBLEMA CONTINUA EM BVMS

O dia que entrevistei  o presidente do Paraguai Juan Carlos Wasmosy na Expobel não lembro a data exata,mas foi após abertura da feira  em que apresentei atendendo convite do presidente do Sindicato Rural Edson Moraes.

Edson Moraes desfrutava de uma boa relação comercial com Wasmosy um dos maiores criadores de gado do país vizinho e com participação de seus animais em feiras do Brasil com prêmios importantes conquistados.

Recordo que uma das perguntas foi sobre o Mercosul que na época estava sendo discutido por ambos os governos e a principal que considero foi sobre o que o governo paraguaio poderia fazer pelo sistema de esgoto de Bella Vista e de Bela Vista já que se trata de um rio internacional
e os dejetos em muitos pontos são despejados de forma direta no leito do rio Apa.

Muitos anos se passaram, estamos vivendo dias que antecede a Expobel 18 e os problemas de saneamento ainda continua.

Quando haverá de fato um acordo entre os governos federal, estadual e municipal dos países 2 …

VEM AI EXPOBEL EM BVMS

A Quadragésima Sétima Expobel 2018 terá inicio na próxima sexta feira dia 13/7 ao dia 22/7 no Parque de Exposições Rio Apa em Bela Vista.

Uma semana de emoções para brasileiros, paraguaios e visitantes que virão prestigiar a maior feira da fronteira que reúne em um só lugar o que há de melhor no agronegócio brasileiro com destaque para os leiloes de gado e cavalos, vendas de maquinas e implementos agrícolas, automóveis, artesanato e comidas típicas da região.

As atrações para o publico são muitas durante os nove dias da Expobel desde a abertura com a presença da diretoria do Sindicato Rural e autoridades convidadas, palestras, rodeio sempre aberto ao publico, pencas no Jóquei Clube com apostas milionárias, laçadas no Clube do Laço com a participação dos maiores laçadores do MS e muitos bailes e shows, este ano já este confirmada às apresentações das duplas sertanejas Edson e Hudson e João Bosco e Vinicius.

Para a garotada o parque de diversões já está quase pronto e espera receber mi…